Home | Notícias

13/08/2024
Fonte: ASCOM SINDESPI
Fotos: ASCOM SINDESPI

Sem resolução, reunião do Eixo Administrativo tem promessa de reestruturação dos Planos de Carreira

Representantes de diversas categorias de servidores administrativos e operacionais do estado se reuniram com na Mesa de Negociação do Governo na última segunda-feira (12/08). A reunião era específica do chamado “Eixo Administrativo”, e foi coordenado pelo secretário de Administração, Samuel Pontes, e a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes.

A reunião foi marcada pela apresentação de análise comparativa dos planos de carreira, abordando as distorções existentes, com vencimentos diferentes para cargos e funções semelhantes e vencimentos inferiores ao salário mínimo.

Os Secretários e suas equipes demonstraram intenção do Governo de reestruturar as carreiras, mas não anunciaram nenhuma medida e nem proposta. O secretário de Administração Samuel Pontes afirmou que todas as propostas apresentadas pelos sindicatos estão sendo analisadas e servirão de subsídios para a formulação de um novo modelo. Informou ainda que pretende adotar medidas, imediatas e temporárias, para evitar que servidores recebam vencimento inferior ao Salário Mínimo, e que extinguirá o complemento salarial, incorporando-o ao valor do vencimento, mas não deu detalhes, nem confirmou a data para essa correção.

Geane Sousa, presidente do Sindicato, afirmou que é positivo reconhecer os problemas, mas é preciso logo encontrar soluções efetivas. “Temos pressa. Por enquanto, não apresentaram propostas e os servidores continuam sofrendo com salários baixos, passando fome, vítima do descaso de décadas”, afirmou Geane Sousa.

O advogado do SINDESPI, Professor Pachêco, frisou que pela primeira vez se discutiu a questão forma técnica. “Tivemos uma discussão diagnóstica, de caráter técnico, com estudos comparativos de tabelas, demonstrando problemas jurídicos, conceituais, além de arranjos políticos, que aprofundam injustiças e desigualdade entre os servidores. Mas foi frustrante o Governo não apresentar uma proposta”, declarou Pachêco.

Além do SINDESPI, estiveram presentes os sindicatos dos servidores do DETRAN, da UESPI, do INTERPI, da SECULT, do IASPI, da SEPLAN, da SASC, dos Motoristas, da SEADPREV e da SESAPI.