Área restrita

18/12/2023
Fonte: ASCOM SINDESPI
Fotos: ASCOM SINDESPI

Servidores públicos fazem Churrasco de Piaba em protesto no Karnak contra defasagem salarial

Sem diálogo e com promessas que não contemplam o conjunto das categorias, servidoras e servidores públicos do Piauí realizaram mais um ato público em frente ao Palácio de Karnak, na segunda-feira (18/12). Os servidores fizeram um Churrasco de Piaba em manifestação simbólica demonstrando a precarização do trabalho e corrosão dos salários dos servidores.

"No caso dos professores da UESPI, se ganhávamos R$ 100 (cem reais) em 2013, hoje isso vale apenas R$ 32,00 (trinta e dois reais). Uma defasagem salarial de 68% em 10 anos", afirmou o professor Daniel Solón.

A corrosão dos salários é algo que vem atingido o conjunto da categoria de servidores públicos do Piauí, com percentuais distintos, mas igualmente preocupantes.

Os sindicatos que representam as categorias mobilizadas protocolaram junto ao Governo do Estado e Assembleia um documento produzido pelas entidades, calculando as perdas inflacionárias e pedindo um reajuste digno, acima dos 4% que foi informado pela imprensa.

"A LOA deve ser votada até dia 22 de dezembro de 2023, por isso queremos uma reunião com o Governo antes da aprovação do orçamento do próximo ano, e para isso permaneceremos acampados em frente ao Karnak até sermos recebidos pelo Governador”, afirmou Geane Sousa, presidenta do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI).

As entidades sindicais seguem cobrando uma reunião com o Governador para tratar da reivindicação de um reajuste digno que reponha as perdas inflacionárias.