Área restrita

Home | Notícias

16/09/2023
Fonte: ASCOM SINDESPI
Fotos: João Henrique Vieira

SINDESPI participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Piauí


O SINDESPI participou da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Piauí, realizado no último dia 13/09, no Theatro 04 de Setembro, em Teresina. Ao todo, a conferência contou com 210 mulheres – entre delegadas, representantes de cerda de 50 municípios, e convidadas. Além dos debates, na conferência foi aprovada a síntese das propostas para elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.


 


A presidenta do SINDESPI e delegada na conferência, representando o sindicato, destacou a importância das discussões e da construção coletiva das propostas.



“Cada vez mais as mulheres assumem o protagonismo na sociedade e na luta por direito, por saúde, pelo respeito à vida. Nessa conferência tivemos várias temática, como saúde, segurança, educação, proteção à vida. Temas discutido por mulheres que vieram de diversos municípios do estado. Esperamos que a proposta de Plano Estadual de Políticas para as Mulheres que será encaminhada para a ALEPI seja aprovado e vire Lei”, disse Geane Sousa.


 


Principais propostas:


 


As principais propostas apresentadas na conferência foram nos eixos a Saúde da Segurança Pública, tais como: garantia de distribuição permanente de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social; o cumprimento da lei nº 7750, de 2022, sobre humanização do parto e combate à violência obstétrica, com a criação de ouvidorias, divulgação da lei, campanhas institucionais e formação continuada de profissionais que atuem na saúde da mulher; criação e divulgação de ouvidoria e canal de denúncia de violência institucional no atendimento de mulheres vítimas de violência sexual; implantação, em cada território de desenvolvimento, ou nas regionalizações da saúde e da segurança de, pelo menos, um Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) e de uma Delegacia Especializada da Mulher (DEAM).




Veja mais