Área restrita

Home | Notícias

06/09/2023
Fonte: ASCOM SINDESPI
Fotos: ASCOM SINDESPI

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Maternidade Dona Evangelina Rosa toma posse


Tomaram posse, na terça-feira (05/09), os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, visando a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Na MDER a Comissão tem 13 membros – sendo 12 servidores eleitos pelos colegas de trabalho e 01 indicado pela Gestão. 


Estiveram presentes na cerimônia de posse dos cipeiros da MDER representantes da Direção da maternidade, coordenadores, supervisores, e representantes do Cerest e SINDESPI. A nova presidente da CIPA é Maria do Socorro da Silva Trindade, tendo como vice-presidente, Antônio da Costa e Silva. A nova presidente explica que a última eleição da CIPA aconteceu em 2016, e desde então não tinha sido renovada.


“Fizemos uma capacitação no Cerest, e agora a certificação e posse desses membros. São todos profissionais efetivos, com muito tempo de carreira na maternidade. Nosso foco é a prevenção de acidentes e mais o assédio, que é uma inovação na CIPA. Mudou recentemente incluindo o assédio como um acidente, que precisa ser notificado junto aos sistemas de competência, tanto os assédios como qualquer outro tipo de acidente envolvendo o trabalhador, seja no percurso, seja dentro da instituição”, disse Socorro Trindade.


A presidente Socorro Trindade ressaltou ainda que os novos membros foram alertados de lembrar que o usuário paciente é também um foco de atenção da CIPA, e que os servidores ainda estão com dúvidas e questionamentos devido à mudança de sede da maternidade.

 

“Que se tenha esse olhar, se o que a que o trouxe até aqui não é algo relacionado ao trabalho, porque para isso a gente também precisa fazer as notificações, precisamos ficar alerta. A Comissão atual elaborou a prévia de um plano de trabalho e é unânime a preocupação do servidor com esse momento que estamos passando de transição para outra sede. Temos muitos servidores angustiados, sem ter as respostas necessárias. Estamos aqui também para dá um tipo de resposta, dialogar e fazer essa ponte entre gestão e trabalhador, focando no bem estar e na saúde mental desses servidores, para que essa transição ocorra de forma tranquila e menos sofrida”.


A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, frisou que a Comissão é mais uma conquista dos trabalhadores. “A CIPA é uma conquista da classe trabalhadora e uma importante ferramenta de proteção à saúde do trabalhador e trabalhadora. É também uma voz e um canal de denúncia quando forem identificadas situações que prejudiquem a saúde dos servidores e servidoras da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O sindicato segue sendo um parceiro buscando atuar em sintonia com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e de Assédio sempre em prol da saúde dos servidores”, afirmou Geane.




Veja mais