Área restrita

14/08/2023
Fonte: ASCOM SINDESPI
Fotos: João Henrique Vieira

SINDESPI promove palestra sobre Regime Próprio de Previdência Pós-reforma previdenciária

Promovendo a formação e tirando dúvidas sobre questões previdenciárias, O SINDESPI realizou (dia 04/08) a palestra “Regime Próprio de Previdência no Pós-Reforma (Emenda Constitucional 103/2019), com o Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Alex Sertão. A palestra foi voltada para advogados e dirigentes sindicais, esclarecendo pontos que possam ser esclarecidos e tiradas as duvidas dos servidores filiados e filiadas.

O auditor Alex Sertão ressaltou que a reforma da previdência vai completar quatro anos e os servidores estão cheio de dúvidas e que essas palestras e cursos visam esclarecer os principais pontos, os mais polêmicos e as principais novidades da reforma.

“Buscamos explicar aquilo que ainda deixa o servidor muito preocupado. O servidor desconhecedor de certas regras de aposentadoria, de cálculos, de custeio, questão de pensão por morte, acumulação de benefícios. A gente promove uma palestra bem didática, apresenta o material, responde as perguntas. As pessoas não saem muito felizes, porque as regras são muito duras, mas saem conscientes do que existe atualmente em matéria de previdência”, afirmou Alex Sertão.

A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, comentou que a palestra foi muito esclarecedora, e causa preocupação com o regime próprio de previdência, porque a cada hora se vê que o Governo não tem interesse nenhum em melhorar a situação, sendo que até a Previdência estão cortando.

“Vai chegar um momento que a gente vai morrer trabalhando. Mas foi bastante esclarecedor para passarmos essas informações para os nossos servidores. Até onde compensa ele continuar trabalhando e quando não compensa, e principalmente, as questões de pensão por morte e as aposentadorias por invalidez. Muita informação para gente repassar. É também uma forma de interagir com os outros sindicatos. Foi muito esclarecedora”, disse Geane Sousa.

Antônio Jorge, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina, esteve presente e também avaliou a palestra como muito esclarecedora, mostrando ponto a ponto a questão da reforma previdenciária e fazendo a comparação com as aposentadorias da previdência anterior.

“Com isso, você vê que essa reforma foi danosa, vai matando não só o servidor, mas o restante da família, porque no caso das pensões há um diferencial e um diferencial imenso. Maltrata o trabalhador servidor público e depois vai maltratando paulatinamente a família à medida que vai retirando aquilo que é da sobrevivência. A gente precisa trabalhar outras questões para fortalecer o trabalhador funcionário público”, frisou Antônio Jorge.